24 maio 2019











N

Na briga da pedra com o mar “o mar vence pela paciência”.
Na briga de cachorro grande “pequinês nem rosna”.
Na briga de marido e mulher “ninguém mete a colher”.
Na cabeça de quem “caiu a carapuça”.
Na casa de ferreiro “o espeto é de pau”.
Na casa de malandro “vagabundo não pede emprego”.
Na duvida “a razão”.
Na falta de tu “é tu mesmo”.
Na guerra “urubu é frango”.
Na hora da agonia “qualquer santo é santo”.
Na hora mais precisa “cadê você”.
Na minha lagoa “sapo de fora não coacha”.
Na porta de surdo “não adianta bater”.
Na precisão “é que se conhece o patrão”.
Na terra de cego “quem tem um olho é rei”.
Na terra de sapo “de cócoras com ele”.
Na vida é tudo “no seu devido tempo”.
Na vida tudo se acaba “só amar a deus que não”.
Nada comentas “com mulheres ciumentas”.
Nada melhor do que “um dia a traz do outro”.
Nada na vida “é definitivo”.
Nada paga “a ingratidão”.
Nada porem é “definitivo”.
Nada se aprende coma as vitórias “tudo o que sobrou”.” tudo se aprende com as derrotas”.
Nada se conserta “se não souber o que quebrou”.
Nada se cria “tudo se transforma”.
Nada se resolve “a ferro e a fogo”.
Nada ta tão ruim “que não possa piorar”.
Não a dinheiro que pague “a felicidade”.
Não abra o baú “se não quer ver o que tem dentro”.
Não abusa “da sorte”.
Não acerta teu relógio “pelo meu”.
Não adianta chorar “pelo leite derramado”.
Não adianta dar chão “se não der grão”.
Não adianta dizer “que pau é pedra”.
Não apague com o cotovelo “o que escreveste com a mão”.
Não atiça o fogo “se não queres te queimar”.
Não bata na porta “errada”.
Não bota mais peso “na minha cangalha”.
Não bote a carroça “adiante dos bois”.
Não bote a pólvora “perto do fogo”.
Não bote lenha “na fogueira”.
Não bote na minha boca “palavras que eu não quero falar”.
Não brinque “com coisa seria”.
Não chega “nem perto”.
Não comeste manga “com febre”.
Não compro gato “por lebre”.
Não confia em sapato “de defunto”.
Não confia gentileza “com gente lesa”.
Não confio “em muitas promessas”.
Não confunda alho “com bugalho”.
Não confunda barafunda “com barra funda”.
Não confunda liberdade “com confiança”.
Não confunda tromba de elefante “com conta gotas”.
Não conseguir pregar “o olho”.
Não conte com a roupa “do defunto”.
Não conte com o ovo “antes de a galinha botar”.
Não corta o meu “barato”.
Não crio cobra “pra me engolir”.
Não crio leitão “pra engordar barão”.
Não cuspa no prato “que comes”.
Não cutuca a onça “com vara curta”.
Não dá “nem pra imaginar”.
Não dá “pra confiar”.
Não dá “pra esquecer”.
Não da mais “pra segurar”.
Não da pra consertar “sem saber o que quebrou”.
Não da pra ficar cozinhando “um bode preto”.
Não da pra fingir “que não veja”.
Não dê as costas “para o inimigo”.
Não dê com a mão direita “o que a esquerda veja”.
Não dê o passo “maior que as pernas”.
Não deboche “dos bem intencionados”.
Não deixa botar o pé “no teu pescoço”.
Não deixa cair “no esquecimento”.
Não deixa o cabrito morrer “nem a onça passar fome”.
Não deixa o caldo “entornar”.
Não deixa o camelo “subir no beduino”.
Não deixa o tempo “passar”.
Não deixa passar “em brancas nuvens”.
Não deixa pra manha “o que podes fazer hoje”.
Não deixe a peteca “cair”.
Não descubra um santo “pra cobrir um outro”.
Não desejes para o outro “o que não queres para ti”.
Não despreze o amor velho “pelo novo”.
Não dispenso pato por gordo “nem peru por carregado”.
Não dou asas “para urubu voar”.
Não dou murro “em ponta de faca”.
Não dou o meu braço “á torcer”.
Não duvide do cão “que manqueja”.
Não é à toa “que as coisas acontecem”.
Não é bom “duvidar”.
Não é muito “mais ajuda”.
Não é sangria “desatada”.
Não é só doença “que mata”.
Não engordo sapo “pra cobra comer”.
Não és rei “nem tua palavra é lei”.
Não espere cair do céu “a não ser a chuva”.
Não esta mais aqui “quem falou”.
Não estais com toda “essa bagagem”.
Não estais com toda “esta bola”.
Não estou com a espada “sobre a cabeça”.
Não estou com o meu pai “na forca”.
Não estou falando “grego”.
Não estou falando com os porcos “estou falando com o dono deles”.
Não faça mal a ninguém “na Fiúza de viver bem”.
Não foi isso “que pedi a deus”.
Não fui consultado, nem ouvido “e nem cheirado”.
Não gabo “o gosto”.
Não há bom “sem defeito”.
Não há esperança “sem fé”.
Não há injustiça que a lei divina “não corrija”.
Não há mal que se acabe “nem bem que sempre dure”.
Não há quem cuspa pra cima “que não lhe caia no rosto”.
Não inventa “moda”.
Não me “comprometa”.
Não me atiro “de cabeça”.
Não me bota “contra a parede”.
Não me chame “pra mesma mesa”.
Não me deixa com os amigos “do rei”.
Não me enche “o saco”.
Não me enche a cara “de vergonha”.
Não me faça “essa cachorrada”.
Não me faça “rir”.
Não me faça “sair do serio”.
Não me rendo “sem lutar”.
Não me serve “e nem me remedia”.
Não me sujo “com besteira”.
Não me torra “a paciência”.
Não meta a mão “em casa de marimbondos”.
Não meta a sua colher “enferrujada”.
Não meta o bedelho “fedelho0”.
Não meta o nariz “onde não for cheirar”.
Não mije “fora do caco”.
Não passe a mão “na cabeça dele”.
Não se perdeu “quase nada”.
Não pergunte se não quer “ouvir a resposta”.
Não piso no cadáver “do inimigo”.
Não planto bananeira “pra outro comer o cacho”.
Não podia “ser pior”.
Não podia ficar sentado “esperando a morte chegar”.
Não ponha os pés “adiante das mãos”.
Não posso me dar “ao luxo”.
Não prepare a couve “antes da carne”.
Não procure agulha “no palheiro”.
Não procure piolho “em cabeça de cavalo”.
Não prometas hoje “o que não podes cumprir amanha”.
Não puxa “o meu tapete”.
Não queimaram minha língua “com papa”.
Não quer ter “saúde”.
Não quer ter “vida longa”.
Não quero saber quem pagou a conta “quero saber do troco”.
Não quero saber quem pintou a zebra “quero o resto da tinta”.
Não quiseste me ouvir “agora é tarde”.
Não respondo “por mim”.
Não sabes com quem “estás te metendo”.
Não se abarca o mundo “coma as pernas”.
Não se amarra cachorro “com lingüiça”.
Não se arma a arapuca “quando o passarinho ta olhando”.
Não se arruma a casa “da cozinha pra sala”.
Não se bota a raposa “pra tomar conta do galinheiro”.
Não se cata piolho “com a mão na luva”.
Não se culpa a janela “pela paisagem”.
Não se faz gentileza “com o chapéu dos outros”.
Não se faz omelete “sem quebrar os ovos”.
Não se julga sem dados “pra depois não ser julgado”.
Não se nada tanto para depois “não morrer na beira”.
Não se nomeia “quem não se pode demitir”.
Não se perde nada “quando se sabe aproveitar tudo”.
Não se pode “elogiar”.
Não se tapa o sol “com a peneira”.
Não se tolda a água “para depois beber”.
Não se toma chá “com garfo”.
Não se varre o lixo “pra debaixo do tapete”.
Não se zomba “da desgraça alheia”.
Não seguro a cabra “pra outro mamar”.
Não sei e não quero saber “e tenho raiva de quem sabe”.
Não sei por que “cargas d´água”.
Não sofra “por antecipação”.
Não sou “Amélia”.
Não sou “estepe”.
Não sou “palhaço”.
Não sou boi “de piranhas”.
Não sou cuscuz “pra ser cozido com bafo”.
Não sou dono do mundo, mas sou filho “do dono do mundo”.
Não sou gato “que vomita depois engole”.
Não sou guardanapo “onde todos enxugam a mão”.
Não sou maxixe “que da o rabo pra pelar”.
Não sou molambo “pra encher tripa de Judas”.
Não sou saco “de pancadas”.
Não ta dando conta “do recado”.
Não te apóia “em galho fraco”.
Não te encosta em arvore “que não tem boa sombra”.
Não te faz “de inocente”.
Não te faz “de sonso”.
Não te mete em política “sem dinheiro”.
Não te mete onde “não for chamado”.
Não te preocupa com a carga “te preocupa com a carroça”.
Não tem a real dimensão “da coisa”.
Não tem amor pequeno “quando a alma não é pequena”.
Não tem como “escapar”.
Não tem dia “e nem hora”.
Não tem eira “nem beira”.
Não tem idade “pra felicidade”.
Não tem mais “e nem menos”.
Não tem o que fazer “nem em casa”.
Não tem onde “caie morto”.
Não tem parente “e nem aderente”.
Não tem um pau “pra da num gato”.
Não tenha o olho “maior que a barriga”.
Não tenho a mão “furada”
Não tenho cabeça “pra nada”.
Não tenho cabeça “só pra piolho”.
Não tenho medo “de caretas”.
Não tenho o que quero “mais tenho o que posso”.
Não tenho o rabo “preso”.
Não tenho os olhos “tapados”.
Não tenho pra onde “apelar”.
Não tire conclusões “apressadas”.
Não tire o lho do negocio “nem a mão da massa”.
Não to “brincando”.
Não to com a corda “no pescoço”.
Não to coma faca “na garganta”.
Não vá “amarelar”.
Não vá com muita sede “ao pote”.
Não vá dar vexame, não vá dormir “de toca”.
Não vai “pisar na bola”.
Não vai dar “outra coisa”.
Não vai ter “como esconder”.
Não vale o pirão “que come”.
Não vale o que o gato “enterra”.
Não vale um tostão “furado”.
Não vou botar azeitona “na tua empada”.
Não vou criar galinha “pra da pinto pra ninguém”.
Não vou criar jia “pra cobra comer”.
Não vou dá “mole”.
Não vou dar “de mão beijada”.
Não vou deixar “barato”.
Não vou deixar “por menos”.
Não vou entregar o ouro “ao bandido”.
Não vou ficar chupando “os dedos”.
Não vou ficar olhando “pro próprio umbigo”.
Não vou matar o boi “nem deixar o freguês sem carne”.
Não vou me perdoar “nunca”.
Não vou navegar “em vôo cego”.
Não vou pagar o milho “que a cabra comeu”.
Não vou plantar horta “no quintal do vizinho”.
Não vou quebrar meu copo “pra depois beber na cuia”.
Negocio com agiota “é coisa pra idiota”.
Negro quando pinta “já tem três vezes tinta”.
Nem “morto”.
Nem “pensar”.
Nem “por brincadeira”.
Nem Deus “agradou a todos”.
Nem esperou a missa “do sétimo dia”.
Nem esperou o cadáver “esfriar”.
Nem esperou o fel “espocar”.
Nem me passa pela cabeça “tal pensamento”.
Nem que a banda “toque”.
Nem que a vaca “tussa”.
Nem que corte “o meu pescoço”.
Nem que eu tenha que vender “alma para o diabo”.
Nem que o diabo “toque rebeca”.
Nem que o leite “azede”.
Nem que seja a ultima coisa “que eu faça”.
Nem toda a escrita se apaga “passando a borracha”.
Nem toda pergunta “tem resposta”.
Nem todo gato “é pacato”.
Nem todo soldado “quer ir pra guerra”.
Nem todo sonho “termina em pesadelo”.
Nem todos os meios “justificam os fins”.
Nem tudo “está perdido”.
Nem tudo está perdido “quando se sabe aproveitar”.
Nem tudo que balança “cai”.
Nem tudo que brilha “é ouro”.
Nem tudo santo “nem tudo diabo”.
Nem tudo terra “nem tudo mar”.
Nem vem “que não tem”.
Nenhum rei “quer ficar nu”.
Nessa historia “tem dente de coelho”.
Nessa onda “eu não me atiro”.
Nesse barco “eu não embarco”.
Neste mundo “ate as pedras se encontram”.
Ninguém aprende nadar “fora d´água”.
Ninguém bota a sorte “na porta de ninguém”.
Ninguém dá ponto “sem nó”.
Ninguém é cão “sem dono”.
Ninguém é defunto “sem choro”.
Ninguém ensina padre-nosso “a vigário”.
Ninguém mete prego “sem estopa”.
Ninguém morre “antes do tempo”.
Ninguém nasce antes do tempo “e nem a morte antes da hora”.
Ninguém perde “por esperar”.
Ninguém pergunta o que vai fazer “pergunta o que vai ganhar”.
Ninguém pode ser bom “o tempo todo”.
Ninguém ri “da desgraça alheia”.
Ninguém sabe o que o amanha “nos reserva”.
Ninguém sabe; o que o calado “quer”.
Ninguém se afoga “em pouca água”.
Ninguém se esconde “da morte”.
Ninguém se sacrifica “à toa”.
Ninguém ta livre da inveja “e nem do invejoso”.
Ninguém toca gaita “comendo farinha”.
No lodo também nascem “flores bonitas”.
No meu terreiro “pinto não canta de galo”.
No pé que não calça a minha meia “não calça o meu sapato”.
No principio são flores “a choradeira é no fim”.
Nó que eu dou; “eu sei desmanchar”.
No território inimigo “só se entra de olhos abertos”.
Noticia ruim não anda “voa”.
Nunca abuse da boa vontade “dos amigos”.
Nunca deixe de ouvir a voz “de tua consciência”.
Nunca diga desse pão eu não como “e dessa água não bebo”.
Nunca é tarde “pra amar”.
Nunca tripudie sobre a desgraça “dos mais fracos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário